Conforme nosso mundo se torna mais conectado, há cada vez menos inovações e iniciativas de negócios isoladas. Mercados já nascem pedindo colaboração entre participantes diversos para tomarem forma, e as empresas precisam constituir redes de cooperação com investidores, fornecedores, negócios complementares e até clientes.

Inovar nesses ecossistemas cria um conjunto de desafios para as organizações e seus líderes, como afirma Ron Adner, professor emérito de estratégia da Tuck School of Business, dos Estados Unidos, e autor de Sob a Lupa da Inovação: Uma Abordagem Sistêmica Inovadora para Gerar Valor e Criar Negócios Duradouros. Ele vem estudando estratégias de ecossistemas por mais de duas décadas, período em que as ferramentas digitais conectaram e aproximaram todos no campo de negócios e inovação.

Segundo Adner, as empresas travam uma grande luta para ter sucesso em gerenciar com eficácia os relacionamentos com parceiros. Em seu livro, ele afirma que “os desafios de ecossistemas poderiam ser vistos simplesmente como desafios tradicionais de gestão de projetos, só que mais evidentes”, não fossem dois detalhes: (1) em geral, não há acordo sobre quem é o gestor do projeto e (2) integrantes importantes costumam nem ficar cientes de que são parte dele.